top of page

Charles Chusseau-Flaviens

O que foi a Companhia do Caldo e do Nabo? Quais foram os presidentes da República que, do seu bolso, pagavam renda ao Estado por ocupar o Palácio de Belém? Em que sítio de Lisboa ficava a Praia da Boa Vista? Que Teatro, na Baixa da cidade, foi construído em apenas 6 meses? E que existe hoje no lugar do Palácio dos Estaus, destruído pelo Terramoto? Onde ficavam o Largo do Loreto, o Lazareto de Lisboa, a Praça dos Remolares, a Rua Nova d'El-Rei, a Travessa da Parreira? Por que nome é mais conhecido o Castelo de São Vicente? Quem viveu, durante mais de vinte anos, na Real Barraca? Qual foi um dos palácios comprados por D. João V para os seus encontros amorosos? Em que se converteu o Convento de S. Filipe de Nery?  E o Mosteiro de São Bento da Saúde? O que funciona hoje naquele que já foi chamado Paços de A-Par-de São Martinho? Que organização tem por divisa "Dulce et Decorum est pro Pátria Mori" ("É doce e honroso morrer pela Pátria")? De que monumento lançava Diogo Alves as suas vítimas?

 

Ruas, Praças, Palácios, Procissões, Cerimónias Oficiais,  D. Carlos e D. Amélia, D. Luís Filipe e D. Manuel II, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga, Afonso Costa e António José de Almeida, mas também os mais significativos representantes da arraia-miúda do dealbar do séc. XX - aguadeiros, azeiteiros, calceteiros, moços de fretes, taberneiros, varinas - vão estar diante de si, com as suas grandezas e misérias, alegrias e tragédias, abundância e pobreza, graças à objectiva de Charles Chusseau-Flaviens.

 

É vasta a obra fotográfica de Chusseau-Flaviens dedicada a Portugal. Em 1974, mais de 11.000 dos seus negativos foram oferecidos pela Kodak Pathé à George Eastman House, de cujo acervo são as fotografias apresentadas nos slideshows que se seguem. Todas as fotografias foram catalogadas sob um único perído (1900/1919), sendo nalguns casos fácil detectar a sua data aproximada, anterior ou posterior a 1910. Infelizmente, na maior parte delas, as legendas, lacónicas, pouco ou nada dizem quanto às pessoas, lugares ou eventos retratados.

 

Dados biográficos do autor: http://www.tipografos.net/fotografia/charles-chusseau-flavies.html

Fonte de todas as fotografias: http://www.eastmanhouse.org/

Do estertor da monarquia

Dos obreiros da Primeira República

Da vida na aldeia grande

Das jóias de uma dama antiga

Dos rendilhados de pedra, poemas de ler com os pés

De pedra e de memória se faz a História

Dos soldados da guerra aos soldados da paz

De terras d'além-Lisboa

bottom of page